[GTER] Root servers?

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Apr 23 11:02:10 -03 2009

     parece que temos 2 servidores root no Brasil, um F operado pela
Verisign e outro J operado pela NIC.... os IPs dos root servers
funcionam em multicast e, portanto, vários servidores, em vários lugares
no mundo, podem responder por esses IPs.

http://registro.br/anuncios/20030820.html

    a idéia é que o número real de root servers é muito maior que 13.

    a lista completa de servidores root servers

http://www.root-servers.org/

Servers in total: 183

existe uma forma de descobrir qual root server você está conversando de
fato. O comando seria:

[root at f8 ~]# dig +norec @f.root-servers.net hostname.bind chaos txt

a resposta vai te indicar o código do servidor que você está usando:

;; ANSWER SECTION:
hostname.bind.          0       CH      TXT     "gru1a.f.root-servers.org"

    gru1 no caso .... a lista dos F servers que usei nesse exemplo ai,
pode ser encontrada em:

https://www.isc.org/community/f-root/sites

    no caso do exemplo ai, estou usando o servidor:

GRU1 - São Paulo, Brazil - IPv4

    quais 2 root servers usar ??? Nem imagino, sempre usei a lista
completa ...... se seu equipamento for ficar no Brasil, talvez seja
inteligente usar o F e o J, pois são os que temos no Brasil. Qualquer
coisa diferente disso você vai, obrigatoriamente, estar consultando
internacionais e, como sempre, com latência um pouco maior.