[GTER] Ataques em Servidores

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Apr 15 14:15:46 -03 2009

Com BGP, para bloquear pela origem (fora da sua rede), você consegue,
por default (sem negociação), bloquear apenas todo trânsito (sem
prefixos específicos) que passe por um dos ASs do seu AS mais próximo
(A), basta usar communities pedindo para A não anunciar um dos seus
prefixos (mínimo /24) para determinado(s) AS peer.

A maioria das operadoras que operam no Brasil implementam algo do
tipo, mesmo que a maioria o faça de forma bastante incompleta, talvez
pelo número limitado de peers destas ou da forma que configuraram esta
community (passando um parâmetro fixo pré-determinado ao invés do
ASN).

Outra alternativa é que outro AS (B), que faça peer com o AS (C) que
queira bloquear, mas não se importe com em receber este volume de
tráfego, faça um "hijack" do(s) seu(s) prefixo(s) (mínimo /24),
anunciando-o(s) apenas para C.

A vantagem é que independentemente do endereços dos pacotes serem
forjados você consegue ter uma idéia da origem.