[GTER] RES: Problemas com envio de e-mails Itelefonica

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 10 19:56:55 -03 2009

2009/4/10 GIULIANO (UOL) <giulianocm at uol.com.br>:
> O pessoal do suporte tecnico da telefonica esta solicitando a troca de
> configuracao dos servidores DNS para os 2 novos:
>
> 208.67.220.220
>
> 208.67.222.222

Esses IPs são do OpenDNS, eles jogaram a toalha a esse ponto ?
E se tomaram mesmo uma decisão dessas, bastaria reconfigurar os
concentradores PPPoE para darem esses DNS via IPCP ao invés dos
atuais. Me parece uma mudança sugerida por suporte desesperado na
falta de uma solução vinda da engenharia.

> No caso de links empresariais:
>
> - 200.153.0.68
>
> - 200.153.0.196

Esses IPs são tão vulneráveis aos mesmos ataques que derrubaram os
200.204.0.x... é só os ataques serem apontados para eles e demais IPs
passando pelos mesmos caminhos (roteadores, firewalls).

> Nao sei se isso pode ajudar ... mas de repente ... vale a pena tentar.

O problema com o uso do OpenDNS é que os localizadores de CDNs deixam
de otimizar para a posição do cliente no Brasil, diminuindo a
velocidade de transferência para conteúdos como Akamai, Google,
updates de programas e anti-virus entre outros.

Rubens