[GTER] O que é melhor para outdoor: 802.11g ou 802.11b?

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Mon Apr 6 11:19:37 -03 2009

Eu já precisei fazer um enlace com equipamentos não muito confiáveis
(urgências de última hora) e acabei passando por problemas utilizando
802.11g.

Na época fizemos um enlace ponto-a-ponto com cerca de 1km de
distância. Tráfego médio de uns 3 Mbps constantes. Quando utilizando
802.11g tivemos problemas de perda de pacotes e tempos de resposta
altos. Ao migrar para 802.11b os problemas sanaram.

Na época fiquei encucado com aquilo, já que, teoricamente, 802.11g era
melhor e tudo mais. A única conclusão que cheguei na época era que o
11b era menos sucetível a interferência e mais estável(??).

Não tive tempo de fazer mais testes na época, mas foi um case que
passei e pode servir como subsídio para outros argumentareme e até eu
mesmo conhecer o real motivo de não ter ficado ok.

Att,

Carlos Eduardo Tavares Terra