[GTER] portabilidade numérica, como saber a operadora?

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Sep 30 19:31:24 -03 2008

Danton,

On Tue, Sep 30, 2008 at 07:09:23PM -0300, Danton Nunes wrote:
> [...]
> para dado um número de telefone determinar qual é a prestadora de serviço
> que o atende?
>
> Essa questão é particularmente importante em PABXs que redirigem chamadas
> a celulares para aparelhos celulares de modo a otimizar o custo, através
> de acordos de tarifa reduzida para chamadas na mesma rede. Com a
> portabilidade a escolha de para onde mandar a ligação ficou nem um pouco
> trivial.
>
> Imagino que um serviço tipo DNS seria o ideal, mas nem a ANATEL nem as
> operadoras que consultei deram informações úteis.

Do edital do serviço eu não me lembro se existia este requisito de uma
interface pública. Existem soluções para este problema que se utilizam
do ENUM[1], mesmo que não obrigatoriamente de forma publica, na linha
que você indicou.

Acredito que não seja o caso da solução adotada atualmente, mas se
existe alguém que pode falar sobre isto é o operador do serviço. Tente
perguntar para o pessoal da abr telecom.

http://www.abr.net.br/

> Danton. (aka Lao DanTong)

[]s
Fred