[GTER] Associação entre porta e IP em DSLAM

Augusto augusto.andressen at gmail.com
Fri Sep 26 21:00:01 -03 2008

Tenho uma dúvida sobre autenticação em um DSLAM.

Suponham um cenário em que atualmente a própria operadora realiza a
autenticação, em vez de simplesmente atuar como proxy para ISPs.

Como cada porta no DSLAM está associada a um usuário,  vocês vêem
algum problema em, em vez de utilizar um usuário/senha para associar o
assinante do serviço a um IP (por questões legais), for utilizado
somente os atributos NAS-Port e Client-IP-Address repassados ao
RADIUS, sendo que o username estaria vazio?

O único problema que eu vejo é que, se o usuário mudar de porta por
algum motivo, teria que ser mantido um registro de quando que isso
ocorreu para poder fazer a associação correta com o assinante.

Faço essa pergunta porque me parece que a autenticação com login é
redundante, já que a própria porta identifica o usuário, no caso de
uma conexão ADSL.