[GTER] Tecnologias para provimento de internet

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Fri Sep 26 16:04:59 -03 2008

Olá

--- =?ISO-8859-1?Q?Fabr=EDcio_Fadel_Kammer?= <ffkammer at conchalnet.com.br>
escreveu:
> Aproveitando a discussão, alguém da lista tem utilizado UTP para
> distribuição de internet?

Eu acho que essa discussão foge um pouco do objetivo dessa lista...

> Como tem feito o contrato de locação de postes?

Alguns procuram a cia de energia e fazem contrato, outros não

> Como tem resolvido o problema da distribuição visto a limitação de
> distâncias que há nas redes ethernet?

Rubens já respondeu com algumas idéias

> Vale muito mais a pena em relação à distribuição via rádio?

Frequência é um bem finito. A maneira mais fácil de acabar com todos
os provedores a rádio é ofertar mais banda pelo mesmo preço de hoje,
como o provedor a rádio não vai poder acompanhar, perderá clientela
e provavelmente ficará em algum nicho, se muito

> Como resolver problemas de um usuário da rede não ver o tráfego de
> seu visinho?

Pessoalmente não gosto do cianet CTS2507 (trava muito). O PS2216
tem uma limitação grande que é poder ser acessado pelos clientes
conectados a ele (não tem senha). Switches com VLAN geralmente
são mais caros e maiores em tamanho, o que dificulta

Uma possivel solução é usar um ATA ou roteador ethernet entre a
casa do cliente e a porta do switch no poste, sem que o cliente
tenha controle sobre ele

[]s, !3runo