[GTER] Tecnologias para provimento de internet

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Fri Sep 26 09:40:53 -03 2008

Ola

--- "Renato de Oliveira Diogo" <renato.diogo at gmail.com> escreveu:
> estou pesquisando sobre novas tecnologias para provimento de internet
> na minha região. Hoje oferecemos internet via rádio (2.4GHz para
> usuários finais, 5.8GHz para empresas). Porem estamos ciente da
> limitação dessa tecnologia caso precisamos oferecer velocidade
> maiores.
>
> Estamos pensando em fibra optica e cabo coaxial.
>
> Gostaria de saber se alguem poderia indicar tecnologias alternativas,
> documentação ou indicação de empresas especializadas.

Fibra otica a Furokawa tem uma solucão FTTH (Fiber to the home)
mas é carissima. Não procure a Asga, eles tem oferta da solucão
no site, pedem dados sensiveis do seu projeto para "analisar"
e depois dizem que não estão mais fabricando o produto.

Coaxial a Cianet[1] tem uma solucão outdoor um pouco cara
e um pouco limitada (HPNA over coax 3.0, 128Mb half o que dá
uns 40Mb full na rede, enquanto já existe lá fora HPNAoC 3.1
com 300Mb half =~ 100Mb full na rede) mas que funciona
razoavelmente bem

Outra opcão é investir em HFC (o que as redes de tv por cabos
usam) [2] - com a vantagem que os cable modems estão muito
baratos atualmente, se comparados a solucão da cianet. Você
não precisa do HEADEND de TV para fazer internet via HFC.

Finalmente, tem muita gente usando com sucesso UTP em outdoor.

[]s, !3runo Cabral

[1] http;//www.cianet.ind.br
[2] http://www.mcosta.eng.br/publicacoes/Apresentacao_GTER/sld003.htm

--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br/shop/
ALIX, WRAP, Routerboard, Atheros, Flash IDE, Consertos de APs etc.