[GTER] PTTs apenas com PIX acadêmico (era: Tráfego do site de vídeos da Globo ...)

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Sep 24 01:08:34 -03 2008

On 9/23/08, Gustavo Rodrigues Ramos <gustavo at acmesecurity.org> wrote:

> Quando você se refere ao registro.br, acredito que queira se referir
> ao cgi.br e, nesse caso, o ptt.br não se encaixaria em uma ajuda do
> cgi.br independentemente do AS participante (acadêmico ou não)?

cgi.br, registro.br, nic.br, ptt.br são só siglas, o bolo arrecadado e
gasto, as decisões sobre como será gasto, o local onde será contratado
infraestrutura e pessoal destes órgãos, está muito interconectado para
que se recorra à separação por siglas.

No caso a premiação seria para o PIX acadêmico, no caso de ser o único
PIX do PTT, para estimular que o responsável trate bem os AS
interessados e tente convocar novos AS da região, da mesma forma que
um PIX comercial o faria, só que por interesse financeiro. Os prêmios
seriam apenas incetivos, méritos e seriam relacionados à própria
estrutura comunicação de dados do PIX/POP, exemplo: um servidor, um
quilômetro de fibra instalada, 10 horas de hands-on terceirizado
on-call nos fins de semana, ar-condicionado para o PIX ...

O ponto é ampliar o PTT, independente do AS convocado ser acadêmico ou
não, esta distinção caberia apenas para a RNP que já funciona muito
bem obrigado.

> Quando falamos de um PIX acadêmico, não deve existir o interesse
> financeiro do PIX, mas sim, o interesse financeiro dos AS
> participantes para economia mútua de trânsito Internet, correto ? Se
> isso for verdade, então acredito que a falta de iniciativa não é
> somente do lado do PIX e seus atuais participantes, mas também
> daqueles que podem se beneficiar do acordos ... e não o fazem.

Não sei se respondeu após o terceiro parágrafo por não ter lido o
resto, mas ... Estamos falando de PTT, e dos interesses do mesmo, para
o qual foram criados, que é aumentar a troca de tráfego direto, em um
único local entre os ISPs/NSPs, especialmente os fora do eixo dos
quatro que já trocam entre si.

Em alguns PTTs há dependência/gerência de um único PIX acadêmico. Cujo
responsável pode ajudar, atrapalhar ou se sentir desmotivado. É muito
mais fácil para um jogador jogar com torcida a favor, do que com
portões fechados, do que com uma bola de ferro nos pés. E não adianta
ele querer jogar no campo sozinho, tem que ter alguém para organizar e
time para jogar. Nem chegar no campo e o portão estiver fechado ou não
tiver bola para jogar. Se for assim o resultado é que os jogadores vão
para o campo privado, o campo público vira mato e os outros que
ficaram de fora ficam na mesma e tem gente que ainda vai achar que
está tudo bem.