[GTER] Resposta a post 2006 - Ataques de DDoS, será que existe uma solução ?

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Sat Sep 20 06:49:57 -03 2008

Clean Pipes é isso que o Julio está explicando.

São links fornecidos para você onde o ataque DDoS é filtrado na operadora ou
datacenter antes de chegar a você. O tráfego é FILTRADO MESMO, não é
blackhole (que só bloqueia IPs e que é uma solução que todos já usam há
bastante tempo). A idéia do Clean pipe é realizar a filtragem do ataque e
continuar entregando o tráfego normal. Você não perceberia que está sendo
atacado, por exemplo.

O Julio não pode falar muito porque a empresa onde ele trabalha (Arbor)
possui um equipamento que faz isso (entre outras coisas).

Quanto às operadoras, eu tinha ouvido falar (em papo de bar) da Embratel e
da Telefonica, mas não tenho a confirmação.

Abs

#disclaimer: eu NÃO trabalho da Arbor :-)