[GTER] RES: Resposta a post 2006 - Ataques de DDoS, será que existe uma solução ?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Sep 19 20:01:35 -03 2008

Joao Victor da Costa wrote:
> Acrescentando,
>  Utilizando-se ataques spoof, a ferramenta pode acabar bloqueando
> aquilo que não deveria ser bloqueado.
>  Assim o ataque DoS seria bem sucedido uma vez que a própria "solução"
> se bloquearia do resto do mundo.

Bom....Nao sei nas outras solucoes, mas no que conheco um pouco mais:

1- as contra-medidas de um scrubber, quando identificam que e' trafego
spoofed, NAO colocam em blacklist o origem.

2- geralmente, tem aging, para em caso de alguem estar 'aprovado' como
nao spoofed, se ficar um tempo sem passar trafego, ter que passar de
novo pelo syn-authentication, ou o dns-authentication, ou o
*-authentication, por ai vai.

3- Voce tem como fazer um 'whitelist' na mao, exemplo, um megaproxy
acessando o seu site, pode 'disparar' um blacklist por http get object
rate limit por exemplo, ai voce teria que colocar este megaproxy na
whitelist.

Mas sim, a sua 'suspeita e' valida, um scrubber tem que fazer o possivel
para passar a maior parte do trafego nao-malicioso (excessoes seriam
flash crowd, onde e' nao malicioso tudo..), e nao passar a menor parte
do trafego malicioso, o quanto voce se desvia disto, e' o quanto a
'vitima' vai sentir de impacto :-)..

#include <disclaimer.h> // Trabalho na Arbor, portanto minha opiniao e'
suspeita..