[GTER] Problemas com SQUID + Brasiltelecom

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Sep 18 19:36:39 -03 2008

Fernando,

Pode ter corrompido o disco, ou agora ocupou uma parte do disco que está
corrompida, ou pode ser falta de espaço em disco ou outros recursos.

Mesmo sem configurar cache, o squid cria o /var/spool/squid por padrão e
aloca 100Mb. Zera o cache dele na dúvida, pára o squid, limpa o conteúdo
do diretório e roda o comando "squid -z", depois inicia o squid.

Ele também gera logs no /var/log/squid, e se tiver alguma dificuldade
para gravar pode estar aí o problema. Também, em arquiteturas 32 bits
ele tem limite de 4Gb nos logs (mas aí o efeito seria ele capotar, e não
ficar lento).

Pode ser que o consumo de CPU seja por outros fatores também, acompanhe
com utilitários como o top e veja se o uso de CPU está em User, System,
Nice ou Wa, se estiver em Wa ou System, é I/O, normalmente de disco.

Resolução de nomes interfere bastante no desempenho de navegação, veja
se o /etc/resolv.conf está correto, se no squid não foi especificado o
dns_nameservers ele pega desse arquivo.. mas isso não interfere no uso
de CPU.

Pelo que entendi a máquina nova está rodando bem, se for ficar com ela
fazendo só esse serviço, vale a pena fazer algumas configurações para
usar a memória, pois por padrão o Squid não faz. Eu faria um ramdisk de
uns 3Gb e colocaria inteiro pra cache.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3551-3898 / 11-4062-9218