[GTER] Problemas com SQUID + Brasiltelecom

Fernando Zanini fernandozanini at gmx.net
Thu Sep 18 17:56:57 -03 2008

Desde sempre meu iptables + squid sempre funcionaram normalmente com um
link de 20MB para controlar internet para mais de 1000 usuários. Ontem
pela manha simplesmente a internet estava super lenta (sem menor
explicacao aparente, pois nao houve mudança nenhuma no squid nem
iptables). Entao para testar o link da brt fiz um bypass para nao
passarem pelo squid... funcionou 100%... voltei para o squid.....
problemas..... a maquina tem menos de 1gb de ram e nada de funcionar
como antigamente.... entao refiz outra maquina copiando as msms
configs....... e o mesmo problema.... na maquina velha consumia quase
100% de cpu..... na nova n gasta 5% e tem 4gb de ram...

alguem pode me dar uma ajuda pois ja tentei fazer todas as otimizacoes
possiveis no squid e ate agora nada..... era squid 2.5..... migrei pro
2.6........ agora to no 3.0...... tentei tuning nos 3 e o problema ainda
continua...

a duvida eh PQ de um dia para o outro o squid nao estava funcionando
blz..... nenhuma mudança de configuração foi feita... se alguem tiver
alguma config de tuning e puder compartilhar eu agradeço......

qm tiver alguma ideia de como fazer algum teste para ver onde está o
gargalo tb agradeço...
ahh detalhe.. estou monitorando o link de 20mb pelo cacti.... qdo passa
direto pelo iptables.... consome os 20mb..... qdo vai pelo squid.... cai
pra 8mb de consumo.... e o detalhe.... NAO estou fazendo cache de paginas...

agradeço antecipadamente a todos