[GTER] RES: Horario de Verao agora e "fixo" ...

José Roberto Gimenez jr at unesp.br
Wed Sep 17 14:53:54 -03 2008

Pessoal, me desculpem esse post, mas não resisti fazer algumas críticas ao
HV (horário de verão) que, no Brasil, nunca seguiu nenhuma regra de
aplicação (Se uma coisa é feita para ser chata, ela tem que ser chata da
pior forma possível).

Eu nunca vi uma idéia idiota que tenha aceitação tão pacífica quanto essa
bobagem do Horário de Verão no Brasil.

Supostamente essa alteração de horário deveria trazer economia de energia.
Essa seria a única desculpa justificável para tanto transtorno que essa
bobagem causa (eu, por exemplo, me incomodo de levantar mais cedo).
Entretanto, não vejo como pode haver qualquer economia apreciável com isso.
Ninguém deixa de tomar banho ou de fazer qualquer atividade que use energia
elétrica durante o horário de verão. As indústrias que consomem muita
energia elétrica também não deixam de produzir uma única peça por causa
disso. As luzes da cidade se acendem e se apagam através de fotocélulas,
pela claridade natural, e não pelo horário fixado em um decreto.

Talvez a única economia, de significancia ridícula, seja na parte de
iluminação, pois algumas pessoas certamente irão para a cama mais cedo e
apagarão as luzes de sua casa uma hora antes (o que não quer dizer que não
acenderão as luzes mais cedo no dia seguinte). Pois bem... Essa economia
quase desprezível de energia significa o que? Significa armazenamento
adicional de água nas represas, uma vez que o Brasil (diferente de países
sérios que adotam o HV) tem toda a sua matriz energética baseada em
hidrelétricas. Porém esse adicional geralmente não pode ser armazenado, pois
o HV é feito na época das cheias, quando as comportas das represas estão
abertas. Dessa forma, se alguma economia é feita, ela muito provavelmente se
escoa pelo ralo.

Uma vez eu estive em Rondônica na época do HV (Rondônia é um estado não
atingido pelo decreto do HV). Eu imaginei que eles não tivessem problemas
com o horário de verão, mas aí foi que eu vi como eu estava enganado - eles
apenas não tem que alterar o relógio, nem acertar os timezones dos
computadores, porém os problemas são bem maiores que os nossos. A novela
passa em outro horário, os voos de avião saem em outro horário, os ônibus
interestaduais saem em outro horário... Ou seja, quase tudo muda de horário,
menos os ponteiros do relógio.

Apesar de todo mundo saber disso (que o HV não traz nenhum benefício), o
governo não pode abrir mão de uma medida que visa "economizar energia", e
todo ano reedita essa mentira. Mas enfim, de todas as mentiras
governamentais que temos que engolir, eu diria que essa é das que causam
menos dano para nós.

José Roberto.