[GTER] ponto a ponto em 900 mhz - quem pode ajudar? (fwd)

Luciano Pimenta pimenta at telbrax.com.br
Mon Sep 15 10:26:06 -03 2008

Edmar, um modem sobre um cabo de pares metálicos não tem alcance de 5Km. Em
2Mbps ele atinge até uns 2,5Km. Fui gerente de engenharia de comunicação de
dados da Oi. Já fiz muitos testes com modens. A melhor solução é um cabo
óptico, com fibra monomodo, e um conversor eletro óptico. Estes conversores
tem para todo alcance. Para 5Km você consegue conversores na faixa de
R$200,00 cada. Tem alguns que funcionam com dois comprimentos de onda
simultaneamente ocupando apenas uma fibra para uma comunicação full duplex.
Uma outra vantagem é que o seu investimento tem uma vida maior, pois para
aumentar a banda entre os pontos basta trocar os equipamentos instalados nas
pontas. Boa sorte, Luciano