[GTER] Fwd: DNSCurve

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Sep 3 15:04:51 -03 2008

On Wed, Sep 03, 2008 at 01:00:47PM -0300, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Alterar nos slave e parents não deveria ser difícil, pois se tratam de
> poucas entradas, e não de vários resolvers... eu ainda sinto que uma
> correta organização de DNS vai sempre permitir que isso funcione.

A questao e' sempre o legado... temos por exemplo um servidor que e'
secundario de varias dezenas de dominios, residentes em servidores
primarios distintos; a configuracao de "allow-transfer" em cada um
destes servidores teria de ser alterada para permitir o novo endereco.
Ai' ja' viu, ne'?

> Não precisa alterar o código, o Unbound tem stub-zone/stub-addr, que
> pode ser usado para redirecionar a resolução para um DNS em outra IP
> ou porta. Se você combinar com um DNAT para IPs externos usarem a
> porta alternativa do NSD, dá para manter o mesmo IP com resolução
> externa somente autoritativa e resolução interna recursiva.

1) Nao seria melhor usar forward-zone/forward-addr, neste caso?

2) Nao tinha pensado na solucao usando DNAT; boa ideia! Entretanto,
   voce nao acha que depender de um DNAT e' pouco elegante? Afinal,
   trata-se quase de um "Deux -x machina"... :-)

[... Sobre o Curve25519...]
> Esse é o tipo de função de biblioteca para escrever em ASM e
> fortemente otimizada a recursos dos processadores... a referência C é
> um bom ponto de partida, certamente.

O qhasm que o DJB usou para produzir a implementacao dele e' pouco
mais que um ASM... mas minha questao e' que teria sido melhor ele
produzir uma referencia em "C" e (sendo o caso) versoes otimizadas
em ASM, khasm ou seja la' o que for.  Na situacao atual, nao existe
uma implementacao de "referencia" C, pois o DJB nao se deu a este
trabalho, e a implementacao que temos em "C" e' de um terceiro.
Alem disso o DJB tambem nao publicou (que eu tenha visto) test vectors
oficiais para o Curve25519, de forma que nao ha' como ter certeza que
a implementacao de terceiros e' de fato equivalente `a "oficial".

Entendi. Bem, vamos torcer ;-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)