[GTER] duvida ntpd + atraso

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue Oct 7 20:26:12 -03 2008

Nas poucas experiências que tive com ntp rodando em (outras) máquinas
virtuais, não consegui fazê-lo funcionar adequadamente. Ele rodava,
comunicava-se com os servidores, sabia quanto estava adiantado ou
atrasado, mas nunca conseguia acertar o relógio de hardware, que parecia
obedecer ao relógio do host.

Se você conseguir uma solução que funcione, por favor poste-a aqui pra
atualizarmos o ntp.br.

A idéia do rodar no host vmware parece ser uma boa solução.

Algumas considerações genéricas: se for possível, não use uma só
referência para o seu servidor ntp, pra ser confiável, é preciso ter ao
menos 3. Seria bom se você pudesse, na mesma linha, ter mais de um
servidor ntp em sua própria rede. Se sua rede for pequena, considere a
possibilidade de sincronizar todas as máquinas externamente.

[]s
Antonio M. Moreiras
moreiras at nic.br