[GTER] DNS Reverso domínios .com

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Oct 6 10:36:17 -03 2008

Prezado Cleiton,

On Sat, Oct 04, 2008 at 10:45:52AM -0300, Cleiton Reis wrote:
> [...]
>
> servidor de email no cliente, ele possui um  IP Fixo da GVT (adsl).
>
> Para funcionar corretamente solicitamos a GVT que fizesse o cadastro do DNS
> reverso para o domínio, o atendente informou que a GVT ou qualquer outra
> operadora
> nacional não pode fazer o cadastro do reverso para dominios ".COM" por que
> não tem
> como atestar a veracidade das informações, sendo assim só podem cadastrar
> DNS
> reverso para domínios nacionais  " .COM.BR " .

Isso me parece claramente ma' vontade da operadora, disfarcado de excesso
de zelo; eles estao procedendo desta forma possivelmente por se tratar de
um servico de baixo custo (e portanto baixa lucratividade), e nao interessa
a eles o esforco extra para tratar "situacoes especiais" como e' o seu caso.

> Neste caso a responsabilidade legal não seria do cliente final GVT que
> possui o
> IP fixo ?

ENSA (Eu Nao Sou Advogado), mas entendo que o seu entendimento esta'
correto.

> Quero saber dos amigos da lista a opinião sobre estas informações.

Operamos diversos servidores no exterior (USA) cujo reverso aponta para
dominios .COM.BR, e nunca tivemos NENHUM problema ou questionamento a
este respeito por parte dos administradores do reverso de la'.  Nao
me lembro de termos passado pela experiencia inversa (registro de
dominios fora do TLD .BR com IPs do BR, como e' o seu caso), mas nao
me parece razoavel que haja qualquer restricao.

> O que os amigos sugerem ?
>
> -  migrar para domínios .COM.BR
> -  hospedar os emails em datacenters;
> -  ...

Sugiro voce ligar para o atendimento da operadora, pedir para falar com
o supervisor, e dizer a ele que se a operadora insistir neste "garantismo",
voce vai procurar outra empresa para lhe atender. Se eles insistirem na
posicao atual (provavel, em funcao de ser ADSL e como tal um servico
"barato", que nao justifica para eles um cuidado maior no atendimento),
recomendo que voce mude mesmo.

Boa sorte, e por favor me mantenha informado. Temos clientes cogitando
(em funcao de preco) em contratar circuitos da GVT, mas se for para ter
problemas deste tipo, irei recomendar a eles que NAO o facam.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)