[GTER] RES: RES: Praticas de SMTP 'para fora' e etc

Renato Frederick frederick at dahype.org
Sun Nov 23 14:15:48 -02 2008

Prezado Alfredo,

[...]

> Todo ISP deve ter
> muito
> cuidado ao fazer bloqueios em seus clientes.
[...]

Tem hora que fica-se entre a cruz e a espada, sabemos que iremos contribuir
para espalhar ´lixo´ para a rede, mas temos que nivelar por baixo, o custo
de perder um cliente é um lixo que não podemos ter.

> ja nos ISPs a coisa é
> bem
> diferente: é o cliente quem manda.

Exato.

> Se os hoje ISPs já tem dor de cabeça ao usar RBLs porque seu cliente
> precisa
> de qualquer forma receber um email originado de uma rede "suja",
> imagine
> bloqueando tudo, impedindo que os seus clientes enviem um email sem
> passar
> pelo "crivo" de um filtro de conteúdo.

E arrisco dizer que depois das demandas de chamada por link parado,
"lentidão", bloqueio de email é o campeão em tickets abertos no sistema.

> Eu acredito que a forma como o SMTP trabalha deveria ser revista ou
> talvez
> outro protocolo teria que ser popularizado (agora existe a onda de
> certificação digital. Aceitar apenas conexões certificadas?). Mas isso
> é uma
> coisa que para vingar deve levar ao menos 3 vezes o tempo que levará
> para o
> IPV6 entrar de vez. Enquanto isso, não há concenso sobre o que deve ser
> feito, toda solução que eu procuro está cheia de falhas... :(

Teoricamente todos deveriam usar a 587 para enviar e deixar a 25 restrita a
comunicação entre servidores, mas como falei não vejo isto na prática.