[GTER] BGP

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Sat Nov 22 11:03:47 -02 2008

bruno at openline.com.br escreveu:

> conta como voce faz essa magica, qual versao do openwrt,
> como voce carrega nas RB433... nas RB532 e RB153 presumo
> que possa rodar a partir do CF, mas nas outras so mesmo
> substituindo o conteudo da flash on-board, correto?

    cara, não tem muito segredo não ..... mas tem que ser no OpenWRT
trunk, a versão de desenvolvimento. Baixa ela por svn ...

http://wiki.openwrt.org/OpenWrtDocs/BuildingKamikazeHowTo

    pra RB450 e RB433AH, as que utilizei até agora, escolha Target
System -> (Atheros AR71xx [2.6])

    pra bootar na RB450 e RB433AH, as que já usei até hoje, entrego a
URL da imagem por DHCP e disponibilizo o arquivo num TFTP. Mudo o boot
da RB pra Ethernet e método DHCP. Dessa forma, eu consigo bootar o
OpenWRT nelas sem alterar a nand ainda.

    Dica: construa uma imagem do jeitinho que ele vem configurado por
padrão. Pegue o arquivo openwrt-ar71xx-vmlinux.elf que vai ser gerado e
use esse pra botar no TFTP. Tudo bem que ele não tenha suporte ao que
você quer ... ele é só pra fazer o primeiro boot e instalar a versão
definitva. Sempre que tentei usar o meu compilado 'customizado', ele
ficou grande e não bootou a primeira vez. Por isso use o padrão pra
fazer o boot via rede. Depois faça outra compilação, agora sim
customizando do seu jeito, e esses arquivos é que você vai colocar em
http pra baixar depois pra NAND.

    talvez dê pra rodar a RB433AH bootando do MicroSD, mas eu nem me dei
ao trabalho de tentar isso, pois não quero nada com o Mikrotik, então já
entro substituindo a NAND :) No meu caso, se der errado, eu recompilo o
OpenWRT até dar certo.

    Dessa imagem bootada via rede eu utilizo um script wget2nand, que já
vem nela, pra baixar a imagem customizada que você coloca num http
(talvez ftp também, nunca testei) e instalar na NAND, substituindo então
o mikrotik. MUITO complicado ..... :)

wget2nand http://algum.lugar/diretorio

    ele baixa tudo, descompacta, escreve na NAND .... 40-50 segundos
depois, já terminou de fazer tudo.

    depois é só bootar de novo, voltar o método de boot pra NAND.

    pronto..... tchau mikrotik, welcome pinguim :)

    existe um tópico no forum do OpenWRT no qual a galera tava
discutindo e implementando as modificações pro AR71xx .... eu só fui
postar lá pela página 10, quando a coisa já estava funcionando. Dá uma
olhada, tem uns passos-a-passo meio simples porém suficientes pra te ajudar.

http://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=14765&p=10

    A única coisa que eu ainda não testei, mas pelas msgs no fórum o
suporte já está OK, é pra parte de VLAN. A RB450 e RB433AH possuem, no
chipset, somente 2 interfaces de rede. A RB450, porém, possui 5
interfaces, e as 433/433AH 3 interfaces. Qual a mágica ? VLAN. Você
precisa criar VLANs na segunda interface e, assim, conseguir as 5
interfaces da RB450 e 3 da 433. Eu não preciso disso, só preciso de 2,
então nem tentei fazer isso. Mas pelo que rolou no fórum, o suporte já
está OK. Suspeito ainda que pela velocidade do desenvolvimento do
suporte do AR71xx, logo logo vai parar no trunk e não vai precisar fazer
patch manual de nada.

    Sobre a VLAN ..... http://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=17501

    mesmo funcionando na RB433AH, que tem MiniPCI ... eu não preciso
dela pra fazer wireless. Por isso nem compilo os suportes a Wireless e
tal. Só uso pra LAN mesmo, iptables/squid/dhcp/dns/vpn/etc etc. Na 450
isso não é problema, já que ela não tem MiniPCI nenhum.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br