[GTER] RES: RES: Fragilidade da infra-estrutura de dados e voz

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Thu Nov 13 18:51:28 -02 2008

Toledo, Luis Carlos wrote:
> De fato Julio, os comentários são todos de carater pessoal, e opniões
> baseadas na quantidade de lágrimas dos lenços.
>
> Mas concorda que antes de se pensar na camada de serviço, deva-se pensar nos
> meios de transporte?
>
> Pelo que vejo, os problemas ainda estão no meio físico.
>
> Agora se os problemas fossem causados pelo estrangulando dos meios físicos
> de contingência, sinceramente não sei se é o caso, aí sim a solução é a
> priorização por serviço/produto.
>
> De qualquer forma seja pelo a ou pelo b, a impressão passada é de
> [...]
Bom, eu trabalhei muito pouco com SONET/SDH e etc, lembro que existia
muita coisa 'por tras' da redundancia de 50ms e blabla..
Algumas vezes, ate por questoes de crescimento, ficavam pedacos da rede
sem protecao durante um intervalo.

Ou, em mais de uma vez em que vi, iam fazer uma manutencao em um pedaco,
e o path alternativo estava fora..
As vezes nao e' falta de planejamento, mas Murphy :-)..

(inclusive lembrei agora de um causo, a mais de 10 anos, com FDDI, em
uma rede grande, em que o anel estava rompido, portanto 'wrapped', e
foram dar manutencao em um router de backbone, e nao notaram ;-), virou
dois segmentos ....comecou a dar alarme nas 3174 (? ou eram 3745, sei
la), e os escambau, uma festa..