[GTER] Fragilidade da infra-estrutura de dados e voz

Julião Braga juliao at braga.eti.br
Thu Nov 13 13:44:41 -02 2008

A impressão que tenho, Toledo é de falta de planejamento prévio da
infra-estrutura lógica. A parte física, sujeita aos "rompimentos", entre
outros, é fácil hoje em dia, com a ajuda das empresas especializadas. Por
sinal, extremamente competentes, parece.

Mas a infra-estrutura lógica, que pode manter o sistema funcionando, mesmo
com os rompimentos é frágil. Falta experiência, conhecimento e competência
(por consequência ...).

[]s, Julião

From: "Toledo, Luis Carlos" <lscrlstld at gmail.com>

Senhores, é de se espantar a fragilidade da infra-estrututa de algumas
empresas de grande porte de telecomunicação (acho desnecessário citar
nomes).

Mais espantoso ainda é o poder de investimento que possuem e a alta
lucratividade aprensentada por estas, mas isso não traduzido em resiliência,
uma simples redundância ou um mísero link/equipamento de backup.

Chega a ser trágicômico o tamanho do apagão causado por um único roteador
"com mal funcionamento" ou uma/duas fibras rompidas.

Capacidade de investimento e competência elas possuem de sobra. Por que
mesmo assim ocorrem tais insidentes? Falta de planejamento estratégico e/ou
gestão de falhas? Alguem acreditando que fibra não rompe e em equipamentos
infalíveis?

Embora minhas conclusões estejam baseadas em fatos, minhas sinceras
desculpas caso eu esteja enganado.

Abs
Toledo