[GTER] instabilidades ctbc

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Nov 12 08:27:06 -02 2008

On Tue, Nov 11, 2008 at 09:34:05PM -0200, rejaine at bhz.jamef.com.br wrote:
> Me desculpem se for muita ignorancia minha (estou no nivel 'fraldinha' em redes e
> estou aqui so para aprender mais um pouco com vocês...)
>
> Mas existe
> alguma possiblidade desse problema da CTBC ter sido replicado para os roteadores
> Embratel e ter sido a causa dessa pane toda da rede MPLS da Embratel ocorrida hoje ou
> isso seria impossivel ocorrer?

"Impossivel", no nosso Universo, e' algo que nao existe... mas digamos
que a possibilidade e' tao pequena a ponto de ser desprezivel (uma chance
em muitos buzilhoes...).

> Pergunto depois de ler o 3o paragrafo
> desse link postado pelo amigo aí (posso nao ter entendido muito bem, meu ingles
> tambem não lá grandes coisas)
>
> Agradeço se alguem puder
> me explicar melhor a respeito isso...

Explicando de forma (bem) simplificada: os backbones como EBT e CTBC
trocam informacoes de roteamento entre si de forma muito especifica.
Essas rotas "externas" obviamente sao usadas somente para pacotes
"saintes" de cada backbone; a quantidade de burrices que teria de
ser cometida por um backbone para que uma burrice em outro backbone
afetasse suas rotas internas (como por exemplo as da rede MPLS) e'
tao grande que torna a probabilidade disso ocorrer muito pequena,
mesmo para a Embratel dos dias de hoje).

O problema que o colega abaixo se referiu seria somente relativo a
rotas externas (internet).

Em resumo, a Embratel e' totalmente autosuficiente para ter detonado
a sua rede MPLS sozinha, e nao precisa da "ajuda" da CTBC para isso :-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)