[GTER] Duvidas à respeito de ataque de negação de serviço (DoS)

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue May 27 17:27:16 -03 2008

IPS/IDS pelo que sei nao e' usado sozinho para isto, por alguns pontos:

1- So pode detectar ataque 'naquele ponto' (onde ele ve o trafego), um
DDoS pode vir por todo o peering edge, e gerar collateral damage ANTES
do ponto onde esta o IDS/IPS. Exemplo, ataque de 2.5 Gbps que passa por
um link de 1Gbps levando ao ponto de presenca onde voce se conecta ao
upstream, o IDS/IPS neste ponto nao pode fazer muito..

2- IPS/IDS, pelo que sei, nao fazem deteccao baseada em network
behaviour analysis, exemplo, se voce tem um aumento de trafego de 10
vezes (http get flood), o IPS/IDS nao veria, a menos que corresponda a
uma assinatura especifica.

"defesa por camadas' geralmente e' a abordagem para servicos de Clean
Pipes em operadoras, usando netflow no peering edge para poder disparar
mitigacao no peering edge como 'primeira linha de defesa', o segundo
ponto monitorado com telemetria baseada em netflow geralmente e' o
acesso, mas ai a escala comeca a crescer muito.

#include <disclaimer.h> -> Trabalho na Arbor..