[GTER] Rota BRT - AT&T via Teleglobe

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 26 12:40:59 -03 2008

> gostaria de saber dos senhores se alguem percebeu um aumento considerável de latencia depois que a Brasil Telecom parou de usar o link da Deutche Telekom e começou utilizar a da Teleglobe? O ip de destino fica no AS 7018 (rede da at&t)?

Enquanto eu tentava fazer balanceamento de tráfego internacional com a
BrT como upstream, eu tive que fazer muitos prepends para rebalancear
frente a essa alteração.

A solução para esse problema não veio pelo lado técnico.

> Há algum motivo específico pra brt mudar de rota?

Mudança de fornecedores de capacidade é comum em toda operadora. O que
você precisa avaliar é se a mudança está levando em conta seu
interesse na qualidade de serviço ou só o da operadora em diminuição
de custo.

> há alguma forma de reclamar a respeito disso para eles (já que pra eles está funcionando, está bom)?

Não sem a reescrita dos termos de serviço incluindo metas de
performance específicas. Em geral, um termo de cancelamento tende a
abrir mais ouvidos para sua causa, não custa tentar.

Rubens