[GTER] Problemas com MTU e enlaces Metro

Marcio de Freitas Minicz minicz at uol.com.br
Sat May 24 10:58:15 -03 2008

Raniery,

Em uma primeira análise creio que não seja possível afirmar que o MTU vá
interferir tanto no desempenho de sua conexão. Como contra-exemplo
lembro que muitas redes locais utilizam conexão IEEE 802.3 com 1 Gbps.

Quanto ao MTU é importante lembrar que é a definição que qual o tamanho
máximo de informação que um protocolo pode levar, descontados os seus
próprios cabeçalhos. Basicamente nos livros encontramos que o MTU do
IEEE 802.3 é de (no máximo) 1500 bytes. Se somarmos os seu cabeçalho
obtemos um quadro de 1518 bytes. (Aqui não estou considerando o quadro
jumbo.)

Um detalhe que normalmente os livros não trazem é que o MTU só chega a
esse valor se o formato do quadro for o do padrão Ethernet 2 ou DIX
(DEC, Intel e Xerox). O Padrão IEEE 802.3 prevê a possibilidade de usar
a sub-camada de camada 2 Link Layer Control (LLC), normalmente chamado
de quadro IEEE 802.3 com LLC. Nesse caso o MTU reduz de 3 ou 4 bytes,
pois existe um campo de controle que pode ser de 1 ou 2 bytes de
comprimento.

Além disso o padrão IEEE 802.2 prevê o uso de outro sub-camada de camada
2 chamada SubNetwork Access Procotol (SNAP). Pode-se dizer que essa
sub-camada é uma maneira de compatibilizar o IEEE 802.3 com LLC e o
Ethernet 2. Essa sub-camada acrescenta 2 campos: o ethertype (do
Ethernet 2) e a identificação do fabricante da interface de origem (os 3
bytes mais significativos do MAC de origem). Normalmente é chamado de
quadro IEEE 802.3 com LLC/SNAP. Ele impões também que o campo de
controle do LLC seja de apenas 1 byte. Nesse caso o MTU reduz de 8
bytes, totalizando 1492 bytes.

A minha sugestão é que seja feita uma verificação nos dois lados para
ver qual o padrão que está habilitado. Outro colega da lista lembrou da
possibilidade de uso de MPLS, o que também altera o  valor do MTU.

Não sei se acontece ainda, mas alguns anos atrás vi roteadores Juniper
(JUNOS) que traziam habilitados por padrão o IEEE 802.3 com LLC sempre
que se utilizava um protocolo da ISO (por exemplo IS-IS).

Desculpe pelo longo e-mail.

[]'s

Márcio Minicz.