[GTER] Problemas com MTU e enlaces Metro

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri May 23 16:36:18 -03 2008

Renato,

De forma alguma, é só estabelecer os requisitos, como MTU, passagem ou não
de VLAN tag, transparência a STP/CDP/LLDP, número de MACs e verificar se a
operadora, ou produto daquela operadora, atende a esses requisitos.  Nós só
fornecemos metro, nada TDM/FR/ATM, e nem nós nem nossos clientes tem
problemas com isso... a maioria fica muito contente de trocar roteadores de
milhares de reais por placas de rede de 20 reais.

Algo a notar é que enlaces metro não tem, a não ser com BFD ativado como já
foi tema de reuniões do GTER, detecção de queda do circuito. Mas se você
rodar BFD, BGP, OSPF ou IP SLA em cima do enlace logo vai notar a queda
fim-a-fim e poder reagir  de acordo.

Rubens