[GTER] Controle de tráfego de entrada

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon May 5 17:50:52 -03 2008

Marco Antônio Faria Botelho wrote:
> A dúvida é a seguinte, consigo somente definir uma prioridade na banda de
> rede na saída (outbound)? Pois o tráfego inbound já passou pela Wan, faz
> alguns sentido limitar o tráfego inbound?

1. Em Linux é possível controlar o tráfego Inbound, usando IMQ
(necessita de patch) ou o dummy net device (kernel 2.6 padrão
razoavelmente novo) e possivelmente algum truque de roteamento ou de
bridging.  Desculpe, não sei quais são os truques nem de um how-to para
usar o dummy net device.  Talvez tenha outras maneiras.

2. Limitação de Inbound só faz sentido em protocolos que automaticamente
respondem a alterações nas condições de rede e que auto-limitam sua
velocidade de transmissão, como TCP.  O TCP acaba convergindo para a
velocidade limite.  Mas não é nem de longe tão eficiente quanto a
limitação de outbound, não permite rearranjar pacotes na fila de
transmissão e portanto o enlace já foi ocupado pelo pacote mesmo que
outro deveria ter sido passado na frente, etc.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464