[GTER] Interligação de longa distância SP/MS

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Thu Jun 19 16:00:35 -03 2008

--- "Emiliano Martins" <emiliano.martins at ik1.com.br> escreveu:
> Se formos comparar custos, vale mais a pena contratar links de
> internet e utilizar um roteador que faça VPN para interligar as redes.
> Existem excelentes opções no mercado e tenho diversos clientes que
> estão abandonando as soluções de Frame Relay da Embratel para utilizar
> VPN sobre internet com uma grande redução de custos e sem perda na
> qualidade do serviço.

Sem perda? Depende do que se considera perda _aceitavel_ na qualidade
de serviço. Ja tivemos vários outages da internet Brasil em multiplas
ocasiões. Num circuito dedicado (mesmo Frame Relay) há um tempo de
reparo proporcionalmente curto, enquanto em links Internet a operadora
não garante nada, ainda mais se for um DSL da vida (em links IP dedicado
há alguma garantia, mas não fim a fim, apenas entre o cliente e a
operadora)

[]s, !3runo