[GTER] Balanceamento BGP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Jun 17 00:53:58 -03 2008

> Gostaria de saber daqueles da lista que utilizam BGP com Embratel Oi e CTBC,
> qual desses cctos "atraem" mais tráfego externo. Estou pensando em ativar
> mais uma ou duas operadoras e gostaria de conseguir mensurar qual o
> percentual aproximado de tráfego vence entre estas operadoras.

Infelizmente a saturação do canal internacional da Embratel faz com
que mesmo os ASN próximos ao da EBT sofram muito ao cruzarem a linha
do equador entre os roteadores da EBT em MIA e os dos Giga-Pops em SPO
e RJO. O BGP não é sensível a esses problemas, a não ser que você use
algo como RouteScience ou Cisco OER, que vão acabar fazendo o que você
já sabia e matando os prefixos anunciados para esse caminho.

A Oi e a CTBC tem grandes capacidades contratadas com os reais
operadores de cabos submarinos por aqui (GBLX e TIWS); a Oi porém
contrata bastante capacidade na camada óptica e roteia muito nos EUA,
enquanto a CTBC pelo que notei contrata sempre em IP já no Brasil.

Se você contratar um committed baixo com as duas e deixar boa parte
para o burstable, vai poder descobrir a divisão natural sem medição
prévia, e influenciar a divisão por anúncios diferenciados (prepends
e/ou mais específicos, possivelmente com communities para que isso
influencie apenas tráfego internacional) até que ela atenda algum
parâmetro do seu interesse econômico.

Rubens