[GTER] Dúvidas AS e BGP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jun 16 11:20:41 -03 2008

> 1- inicialmente terei uso de 1.000 endereços IP's, até onde eu sabia eu
> precisaria comprovar o uso de 3.000 endereços, mas um colega me disse que
> não precisaria, então pergunto com esta demanda inicial é possível eu tirar
> um AS ?

Sim.

> 2- Hoje tenho conexão apenas com 1 operadora, mas pretendo em breve ter
> conexão com outra operadora também, até onde sei é possivel eu falar BGP,
> tendo apenas uma conexao com operadora, é isso né ? ( hje minha necessidade
> é ficar livre dos endereços ips da operadora, para já estar preparado para o
> futuro qdo tivermos mais de uma operadora )

Eu não recomendo ser um AS com uma única conexão; as operadoras no
país tem grandes dificuldades tanto de provisionar contigências para
AS cliente quando dar suporte a esses, e numa catástrofe você tende a
ficar muito mais horas sem acesso do que os IPs da operadora, onde tem
um número muito maior de clientes.

> 3 - Hoje eu atendo 5 cidades, tenha todas elas interligada por uma rede
> wireless, e agora estou implementando um anel wireless para redundancia, mas
> em principio eu tenho ( e vou manter por um tempo ainda ) 2 links com a
> mesma operadora, em 2 cidades, a minha pergunta é: posso ter em 2 pontos de
> interconexão com a operadora BGP rodando com o mesmo AS ?

Fora questões de negociação com a operadora, é possível sim. O que
você precisa avaliar é se vai ter parte do espaço de endereçamento em
cada link para dividir entre os links, e se sua capacidade interna é
suficiente para transportar todo o tráfego que entra/sai pelos 2 links
entre essas cidades.

Rubens