[GTER] Dúvidas AS e BGP

Rosauro - RLINE rosauro at rline.com.br
Mon Jun 16 09:35:16 -03 2008

Bom dia Pessoal,

preciso de umas dicas de vcs em relaçao ao AS e ao BGP, pq sou meio
leigo neste assunto,

vamos lá...

1- inicialmente terei uso de 1.000 endereços IP's, até onde eu sabia eu
precisaria comprovar o uso de 3.000 endereços, mas um colega me disse
que não precisaria, então pergunto com esta demanda inicial é possível
eu tirar um AS ?

2- Hoje tenho conexão apenas com 1 operadora, mas pretendo em breve ter
conexão com outra operadora também, até onde sei é possivel eu falar
BGP, tendo apenas uma conexao com operadora, é isso né ? ( hje minha
necessidade é ficar livre dos endereços ips da operadora, para já estar
preparado para o futuro qdo tivermos mais de uma operadora )

3 - Hoje eu atendo 5 cidades, tenha todas elas interligada por uma rede
wireless, e agora estou implementando um anel wireless para redundancia,
mas em principio eu tenho ( e vou manter por um tempo ainda ) 2 links
com a mesma operadora, em 2 cidades, a minha pergunta é: posso ter em 2
pontos de interconexão com a operadora BGP rodando com o mesmo AS ?

agradeço toda a ajuda :-)

Atenciosamente,

Rosauro Baretta