[GTER] Filtragem de servidores DNS?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Jun 13 16:54:41 -03 2008

Marcelo Gardini do Amaral wrote:

> Com uma ferramenta de monitoração como o Nagios e um plugin adequado
> (baseado no 'dig' mesmo) você consegue facilmente monitorar se cada nó
> do cluster está respondendo de maneira eficiente ou não.

Acho que uma solução dessa não ia adiantar muito, você precisa de algo
equivalente a balanceamento de carga ativo (com laço de controle
fechado, onde você leva em conta a velocidade de resposta de cada nó
para definir a carga no mesmo e não repassa pedidos novos se ele está
lento).

1 erro em 10 em um sistema de DNS desses é claramente inaceitável, ou
não teria tanta gritaria na lista com o que as operadoras já oferecem no
momento...  e acho que algo estilo nagios não conseguiria diminuir isso
para 1 em 100, a menos que sejam utilizadas uma quantidade absurda de
nós no cluster...

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464