[GTER] RES: RES: redundancia ADSL

Wederson - VIP Internet wederson at vipvilhena.com.br
Wed Jul 30 08:56:44 -03 2008

Saudações,

Claro, segue exatamente como está sendo feito em meu cliente:

Primeiro, criei as tabelas em /etc/iproute2/rt_tables

10 ppp0
11 ppp1
12 eth1
30 eth0

Depois criei as rotas:

ip route add $GW_ADSL dev ppp0 src $IP_ADSL_1 table ppp0
ip route add default via $GW_ADSL table ppp0

ip route add $GW_ADSL dev ppp1 src $IP_ADSL2 table ppp1
ip route add default via $GW_ADSL table ppp1

ip route add classe_ip_link_dedicado/29 dev eth1 src $IP_ETH1_DA_REDE_CISCO
table eth1
ip route add default via $IP_CISCO table eth1

ip route add default via $IP_CISCO

ip rule add from $IP_CISCO table eth1
ip rule add from $IP_ADSL_1 table ppp0
ip rule add from $IP_ADSL2 table ppp1

ip rule add fwmark 3 lookup eth0 prio 3
ip rule add fwmark 4 lookup ppp0 prio 3

ip rule add fwmark 5 lookup ppp1  prio 3
ip rule add fwmark 6 lookup eth1  prio 3

ip route add default table eth0 nexthop dev eth1 weight 1 nexthop dev ppp0
weight 1 nexthop dev ppp1 weight 1

Depos é só marcar o que quer que saia por onde.

Exemplo:

## Tudo que vier da rede .10.0/24 vai fazer ser jogado pra tabela marcada
como 3, que nesse caso é a tabela eth0

iptables -A PREROUTING -t mangle -p tcp -s 192.168.10.0/24 -d 0/0 -j MARK
--set-mark 3

## Definindo que o JOGO M.U. use apenas um dos links, para que não fique
caindo a conexao do jogo, nesse caso definimos que 6 é a tabela eth1 ou
seja, o link dedicado.

iptables -A PREROUTING -t mangle -p tcp --dport 44405 -j MARK --set-mark 6
iptables -A PREROUTING -t mangle -p udp --dport 44405 -j MARK --set-mark 6

Qualquer dúvida, só perguntar...

Wederson Rodrigues
VIP - Vilhena Internet Provider
MSN cebolark at hotmail.com