[GTER] Falha rara em roteadores

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Tue Jul 29 23:20:59 -03 2008

Uma pergunta boba... favor me corrijam se eu estiver errado.
Falha do hardware não faz com que os dados do pacote não combinem com o
checksum do cabeçalho ?

Sds,
Eduardo.

From: "Raniery Pontes" <raniery.pontes at gmail.com>
Subject: [GTER] Falha rara em roteadores

Caramba, que curiosidade: alguém sabe quais eram esse roteadores ?  :)

Placa de rede gerou pane da Telefônica
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/25072008-29.shl

(...)
Segundo relatório, tudo começou em função de uma falha de hardware.
Uma placa de rede (placa de interface óptica, nos termos do relatório)
instalada dentro de um roteador localizado na cidade de Campinas
apresentou um defeito de hardware.

Essa placa, em função de ser defeituosa, enviou informações erradas a
outro roteador, este localizado na cidade de Sorocaba. Em
circunstâncias normais, o roteador de Sorocaba ignoraria as
informações equivocadas que recebesse de Campinas.

Porém, uma segunda falha, desta vez no software do roteador
sorocabano, fez este equipamento repassar as informações incorretas
para todos os roteadores da Telefônica no Estado. A combinação de
erros, definida pelo presidente da telecom, Antônio Carlos Valente,
como "complexa e rara", fez toda a infra-estrutura de web Telefônica
entrar em pane.
(...)

--
Raniery Pontes