[GTER] redundancia ADSL

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Wed Jul 23 16:25:37 -03 2008

--- "Flavio Junior" <billpp at gmail.com> escreveu:
> Bruno,

Olá

> Nesse caso é diferente.
> ppp0 é uma interface que sobe apartir da conexão, ou seja, quando a
> conexão cair ela pode desaparecer OU não. Depende de como foi a parada
> do serviço (queda de conexão).
>
> Se ela desaparecer, perfeito, o kernel vai gerar um event de netlink
> down e a programação do iproute2 vai funcionar beleza.

Certo

> Se ela não cair, o link continua up e não temos como dizer que a adsl
> caiu.

Mantendo a linha de suposição, que tal um timeout no /etc/ppp/options?

E o proprio script adsl-connect (na verdade /etc/ppp/ip-up.local),
ao reconectar, pode usar um ip route replace montando a nova rota
com a nova interface, que tal assim?

> O caso mais atual nao é mais PPP, é uma ethernet da tua NIC em LAN com
> uma NIC no modem adsl, e o modem adsl tem uma interface

Que eu saiba o adsl-connect usa PPPoE sobre uma LAN ligada direto
ao modem (em bridge), então ele "percebe" as quedas

> telefonica/cable fazendo uma WAN com o teu ISP. Quando o ISP cair ou
> parar de enviar dados, a NIC da LAN do modem não vai sofrer nenhuma
> alteração e por consequencia a tua NIC falando com ele tambem não, e
> assim tudo continua UP pro iproute.

Essa descrição é de modem como roteador, não?

[]s, !3runo