[GTER] redundancia ADSL

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Wed Jul 23 13:24:17 -03 2008

--- "Flavio Junior" <billpp at gmail.com> escreveu:
> Só adicionando (eu espero que sem falar besteiras) a resposta do amigo..
>
> Por que não funciona?
>
> Esse esquema do ip route trabalharia com metricas de rota e peso.
> No teu caso, os 2 links trabalhariam ativo/ativo como um (ambos tem o
> mesmo peso) e dividindo a carga em 50% pra cada.
>
> Por que não funciona quando a ADSL cai?
> Por que o iproute não detecta o rompimento do link, já que o que caiu
> foi a WAN do MODEM e ele ta linkado na LAN do mesmo. Ou seja, pra ele
> o link ta OK (e realmente está).

Ola

Ja experimentou remover o IP/deixar somente a rota para
a interface? No caso de down da interface a rota seria
ignorada e mantida só a outra? Conta pra gente o resultado
desse teste! ;-)

Tipo assim (com os PPP no próprio linux ao invés de em
roteadores ou máquinas externas da LAN. man adsl-connect)

 ip route add default scope global nexthop dev ppp0 weight 1 \
    nexthop dev ppp1 weight 1

[]s,
!3runo