[GTER] 13 crimes: Projeto de crimes da Internet em votação

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Mon Jul 14 12:27:36 -03 2008

5) inserção ou difusão de vírus;

O que acontece com o cidadão que foi infectado com um vírus não
detectado por seu anti-vírus e começou a enviá-lo para milhares de
computadores?

8) atentado contra segurança de serviço ou utilidade pública;

O que acontece com o cidadão que tiver seu computador invadido e, como
um zumbi, fazer um ataque DoS à um site de utilidade pública ?

13) receptar ou armazenar imagens com conteúdo pedófilo (alteração no
Estatuto da Criança e do Adolescente).

O que acontece com um cidadão que entrar num site cujo código HTML tenha
o seguinte?

<iframe src="http://www.site-de-pedofilia.com.br/" width="0" height="0"
style="display: none;">
<iframe src="http://www.outro-site-de-pedofilia.com.br/" width="0"
height="0" style="display: none;">

Ele terá acessado 2 sites criminosos de forma totalmente involuntária.

Mas no seu computador, em seu cache, ele armazenará cópia do site e suas
imagens, como se ele realmente tivesse acessado o site. Até mesmo o log
do servidor web registrará seu acesso como se ele tivesse digitado o
endereço e navegado pelas páginas.

E aí, ele será considerado criminoso ou não?

miguel_penteado at ig.com.br wrote:
> /*
> Pois é.
>
>  O problema é justamente que a "forma não muito agradável" enquadrará a "mim"
> e a "90% dos internautas brasileiros". Mas sendo estas as condições, dou-me
> por vencido.
>
> */

>>> 7) estelionato eletrônico (fishing);
>>> 8) atentado contra segurança de serviço ou utilidade pública;
>>> computadores (alteração na Lei Afonso Arinos);

>>> 2- E-mule
>>> 5- E-mail "bichado".