[GTER] Problemas em interconexão Embratel <=> Telefônica

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Jan 31 20:09:39 -02 2008

O que corresponde à realidade: a culpa é mútua pois eles não se
entendem sobre termos de interconexão. Eu tenho uma proposta para
isso, que é incluir nos termos de concessão de endereços IP no Brasil
que os cessionários aceitam arbitragem sobre interconexão. Aí
conflitos como esse poderiam ser denunciados pelos usuários ao CG, que
em resposta poderia iniciar um procedimento de arbitragem entre as
operadoras que não conseguissem se entender após um prazo de alguns
meses.

Esse problema Telefônica x Embratel já vem de vários anos e vai
perdurar, já que as duas "se acham" e querem vender trânsito uma para
a outra... os termos de interconexão settlement-free da Embratel foram
cuidadosamente escritos para quem nenhuma operadora se encaixasse
nele, e não reconhece a realidade de que o backbone da Telefônica
ultrapassou em tráfego o da Embratel devido à alavancagem do Speedy
(ADSL). O número de centros de roteamento é similar e o backbone IP da
Telefônica não se limita ao estado de SP, mas cobre algumas cidades
relevantes da região de cobertura da BrOi que é provável próximo
conflito de interconexão.

A Embratel deveria sim é ter protestado contra o uso monopolista da
última milha no estado de SP pela Telefônica com mecanismos de entrega
casada com o backbone IP, o que tornou o backbone da Telefônica o que
ele é hoje. Mas ela se calou e fica fazendo picuinhas num dos efeitos
que é o da interconexão. Agora é tarde para isso, é hora da Embratel e
da Telefônica reconhecerem que as necessidades de seus clientes
superam a necessidade deles de tentarem proteger aparências que não
existem mais.

Se todos os clientes IP dedicado das duas operadoras passarem a abrir
chamados e pedir descontos por interrupção de todo o intervalo em que
o tráfego entre elas é ruim, por mais que no final eles venham a
desconsiderar esses pedidos alegando que só garantem banda dentro do
backbone de cada uma, o custo burocrático disso talvez fizesse elas
pensarem melhor.

Enquanto isso, alguns clientes começam a descobrir que um fornecedor
mais neutro nessa história pode prover boa conectividade com as redes
de todas as operadoras. Viva a competição.

Rubens