[GTER] Enlace Wireless 900MHz

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Tue Jan 29 17:54:13 -02 2008

Max, isso vale para qualquer potência? No meu tempo (foi bom recordar os
termos DSSS, FHSS - tkx Rubens) havia muita indefinição mas a tendência é
que não seria necessária licença até determinada potência.

Sessão nostalgia (leia-se off-topic):
Pra quem se lembra das primeiras placas IEEE 802.11 da Lucent (2 Mbps, tarja
branca) que chegaram ao Brasil no final de 98, bem... ainda não existia
Wi-Fi. :-) Foi nessa época que comecei a usar esses equipamentos e a
desenvolver meu mestrado. Em meados de 2000, já tinhamos deixado de usar as
placas bronze Turbo (2 Mbps no padrão IEEE e 8 Mbps em protocolo
proprietário Lucent) e estávamos usando as placas prata (11 Mbps IEEE
802.11b). Nessa época vim para Madrid fazer uns estudos pro mestrado e, já
que estava por aqui, resolvi esticar até Nieuwegein (Holanda) para conhecer
o centro de desenvolvimento de equipamentos wireless da Lucent (WCND). Tive
a oportunidade de conversar com os engenheiros que desenvolveram os projetos
e foi muito interessante ouvir a explicação deles dos porquês de algumas
decisões de projeto, especialmente sobre os pacotões que usavam na placa
turbo. E andando pelos corredores, visitei os laboratórios de teste de
emissão de sinal, teste de placa, etc. E qual não foi minha surpresa ao ver
um rolo de etiquetas brancas das placas de 2 Mbps sobre uma mesa. Me
arrependo até hoje de não ter pedido para trazer algumas etiquetas de
recordação, hehehe...

Desculpem o off-topic.

Abraços,
Ricardo