[GTER] Enlace Wireless 900MHz

Marcos Rodrigues da Silva marcos at casasoft.com.br
Tue Jan 29 16:18:20 -02 2008

Senhores,

    quanto menor a frequencia , maior o comprimento de onda, portanto em
alguns casos a onda consegue contornar obstaculos de um determinado
tamanho , porém temos sempre de ter em mente que a medida que a onda
viaja no espaço ele desvanece , enfraquece , no caso de Microondas de 1
GHZ , alguns falam 3 GHZ para cima dificilmente consegue-se transmitir
alguma coisa sem nenhuma visada.

ONDAS UHF 300 - 3000 MHz ainda podem desfrutar de alguma difração para
alcançar a antena.

UHF

(300 - 3000 MHz)

propagação em visibilidade; difração; tropodifusão

(ondas espaciais)

efeitos de refração; multipercursos e dutos (faixa alta); difração e
obstrução pelo relevo

antenas Yagi (dipolos múltiplos), helicoidais e de abertura; sistemas de
média e alta capacidade

fixo terrestre; radar móvel terrestre e por satélite; rádio-difusão e
TV; celular e PCS (/Personal Communication Systems/)

Não é impossivel , mas devem ser feitos testes primeiro.

Sds. Marcos Silva