[GTER] RES: novo serviço NTP do NIC.br e site www.ntp.br

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Jan 28 14:58:12 -02 2008

Olá Herbert, não entendi se por configuração você está se referindo ao
hardware ou ao software, mas vamos lá.

Se você estiver querendo saber nosso hardware, os servidores são AMD
Opteron 2.4Ghz, 1Gbyte de memória. Tomando um dos servidores como
exemplo, nesse exato momento temos:

* Numero estimado de clientes ativos:      3045
* Taxa de consultas :  0.037 segundos entre consultas  (26.72 consultas/s)
* (http://monitor.ntp.br/monitor.php?pagina=usuarios)

* [30]> uptime
*  2:28PM  up 11 days, 23:49, 1 user, load averages: 0.00, 0.00, 0.00

O David Mills cita numa das suas apresentações uma antiga SPARC rodando
a 25Mhz e suportando 734 clientes, com uso de apenas 1,54% da CPU
(http://www.eecis.udel.edu/~mills/database/brief/overview/overview.pdf).

Alguns testes feitos em laboratório sugerem que com nosso atual hardware
poderiamos suportar mais de 1 milhão de clientes NTP.

Se a dúvida for sobre configuração do software recomendo procurar a
seção Utilizando do www.ntp.br. Se restarem dúvidas, envie um email para
ntp at nic.br e tentaremos ajudar.

Quanto à questão sobre latência, a mesma não influencia diretamente na
qualidade da sincronização. O que mais influencia negativamente é a
assimetria na rede, ou seja, rotas (e tempos) diferentes na direção
servidor->cliente e cliente->servidor. Mas isso é uma característica da
Internet sobre a qual muitas vezes não temos controle e não depende de
qualquer configuração do NTP.

Atenciosamente,
--
Antonio M. Moreiras