[GTER] Monitoração de Rede

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sun Jan 27 12:48:35 -02 2008

Oi,

Se você tem equipamento Cisco, netflow pode se apresentar como uma boa opção
pra monitoração dos fluxos.
www.cisco.com/go/netflow

Outros fabricantes têm suas próprias implementações, vale estudar o que está
disponível nos roteadores e switches dos mesmos.

Existem diversos freewares (cabe você analisar quais deles são open source)
que podem atuar como coletores e geradores de relatórios. Existe uma lista
no próprio site da Cisco, no endereço
http://www.cisco.com/en/US/prod/iosswrel/ps6537/ps6555/ps6601/networking_solutions_products_genericcontent0900aecd805ff72b.html

O ntop sei que pode atuar ele mesmo como probe. Se você tiver diversos
escritórios onde queira implementar isso, isso requererá colocar uma probe
desta em cada escritório. Se for um escritório só, pode ser viável. Se forem
vários, uma solução embutida no roteador nos diversos escritórios com
coletor e gerador de relatórios num ponto central apresenta suas vantagens
económicas.

[]s, Gustavo