[GTER] proxy arp terror

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Jan 17 21:54:36 -02 2008

> Proxy-ARP habilitado nas duas interfaces externas (Net_1 e Net_2), do
> roteador Mikrotik, feature que permite assumir a responsabilidade sobre um
> determinado bloco de endereços, enabled by default nos roteadores Cisco.
> Funcionando lindamente há meses.

Proxy-arp ser habilitado por default é uma crítica antiga de usuários
Cisco; 10 de cada 9 templates e guias de configuração começam com "no
ip proxy-arp".

Dependendo das combinações de versões de software e configurações de
todos os envolvidos e até mesmo de race-condition entre equipamentos
do mesmo barramento pode até funcionar, mas não é surpresa algo que
funcionava com proxy-arp deixar de funcionar.

Há alguns cenários razoáveis para uso de proxy-arp (como o de sistemas
que dependem de roteamento vai-e-volta, one-leg etc.), mas se você não
precisa de proxy-arp, não use. Você será um engenheiro de rede mais
feliz.

Como diz o Randy Bush, eu encorajo fortemente meus concorrentes a
usarem proxy-arp.

Rubens