[GTER] AS e blocos IP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jan 14 13:40:42 -02 2008

> Justificar a alocacao nao seria, de forma alguma, um problema...

Eu me referia a justifcar a alocação com informações reais, e não com
informações que justifiquem a alocação só por justificar.

> Apenas gostaria de confirmar a seguinte premissa:
>
>  - para o registro.br, dado um bloco cidr, se houver a alocacao
> de apenas um IP a terceiros (sejam eles clientes, fornecedores,
> parceiros, etc), sera necessario preencher a requisicao como
> sendo do tipo ISP.

Eu acho que não. Um ISP é caracterizado por operação aberta, ou seja,
se um cliente bater à porta e queira contratar um serviço que esteja
dentro do seu portifólio e área de cobertura, ele deve conseguir.
Ceder um IP a terceiro dentro de uma organização não-ISP é muito
comum, e não caracteriza um ISP.

> Bom, os "servicos criticos" sao varios. Um dos mais criticos
> trata-se, basicamente, de uma serie de webservices envolvendo,
> em um dado momento, transacoes quase financeiras.

Os bancos, maiores representantes do sistema financeiro, por muito
tempo só utilizaram conexões sem BGP, e ainda hoje mesmo com BGP
utilizam outras formas de redundância. No caso dos bancos a mais usada
é o produto LinkProof da Radware, mas você pode mimetizar o mecanismo
que ele implementa usando DNS de TTL zero e controle das respostas de
DNS conforme disponibilidade dos enlaces; a disponibilidade pode ser
checada por métodos do tipo fim-a-fim para que sejam detectados
inclusives casos de link-up entre você e a operadora mas down em algum
ponto dali pra frente.

> Gostariamos de manter uma certa independencia dos nossos
> provedores, ja que eles nao estao fazendo um bom trabalho...

Nenhuma solução de confiabilidade, BGP ou o que for, vai resolver isso...

> Apenas acho "engracado" que, pelo visto, terei de solicitar
> um bloco /20, quando um /24 seria suficiente... De jeito nenhum
> considero isso uma solucao "sensata".

Não é só engraçado, é um mal uso de recursos escassos, que eu espero
que seja detectado e evitado pelo CANIP.

Rubens