[GTER] RES: Rio com Wi-fi ?

Fabrício Fadel Kammer ffkammer at conchalnet.com.br
Mon Jan 7 13:29:14 -02 2008

Boa tarde à todos,

Minha humilde opinião é que o governo novamente estará prejudicando e
fechando uma infinidade de provedores de pequeno porte, como o que
ocorreu quando as teles entraram com internet discada gratuita.

É triste vivermos num país onde há uma carência tão em áreas básicas da
sociedade (educação, segurança e saúde) e os governos investem altos
valores dando internet de graça para a comunidade. Todo este dinheiro
seriam muito melhor aproveitado se aplicado nas áreas que mais precisam
deles.

Hoje há aproximadamente 4000 provedores pequenos de Internet Wifi no
Brasil, a geração de empregos média é de 6 funcionários por provedor, ou
seja, 24.000 pessoas empregadas e, com toda certeza quase  todos estes
provedores fecharão as portas quando as prefeituras oferecerem Internet
grátis à população.

Agora pergunto, por que o governo não consegue acordo com as teles para
que o custo dos backbones dos provedores sejam reduzidos e estes possam
oferecer serviços com preços melhores à comunidade? Porque o governo não
dá melhores condições à população para que ela adquira serviços?

Telefonia é um serviço muito mais importante para as comunidades
carentes do que Internet. A grande maioria das famílias carentes não tem
contato com linhas telefônicas devido ao custo destas, mas nenhum
governo pensou em DAR TELEFONE GRATUITAMENTE à comunidade. Infelizmente
vivemos em um país onde o foco principal de um governo não é melhorar a
qualidade de vida da população e dar condições para que estes tenham uma
vida digna e possam adquirir os serviços desejados com salários
decentes. A realidade é que vivemos em um país onde Internet gratuita
gera votos nas eleições que se aproximam, mas investimentos em educação
pensando em um futuro decente para nossas crianças nunca gerará votos,
gastos melhorando a rede de saúde e em medicina preventiva não irá
aumentar as chances de um prefeito ou governador ser reeleito, melhorar
a qualidade das polícias, evitando que se corrompam e preparando melhor
estas para que possam enfrentar o crime organizado também não auxiliará
em nada nas urnas.

Deixo aqui o protesto de um pequeno empresário que há vários anos luta
para sobreviver na área de Internet no Brasil, sempre com o governo em
sua cola tentando ferrá-lo, ora favorecendo as grandes teles, ora
boicotando os pequenos provedores com Internet gratuita.

Fabrício Fadel Kammer