[GTER] Load Balance

Ricardo Barbosa spiderslack at yahoo.com.br
Tue Jan 8 00:08:49 -02 2008

Ola meu chara,

     Creio eu que estes endereços não são o que
realmente existem no ambiente real certo? mas se for
mesmo assim creio não funcionar mas antes de tentar
advinhar como esta seu ambiente, preciso perguntar se
os links são de operadoras diferentes?. bom, note que
neste cenário o endereço MAC e o mesmo para os 2
endereços IPs tanto para o 192.168.2.2 ou para
192.168.3.2, então se forem de operadoras diferentes e
você dessa forma quando uma requisição sair a um
servidor web na internet a fora ele saira por exemplo
endereço IP da operadora X com um mac e outra hora com
o ip da operadora Y com o mesmo MAC, percebeu o
problema

Linux - mac1  Ip=operadora X
              Ip=operadora Y

vc deve estar usando iproute e usando round robin,
entao o balanceamento e circular, a primeira
requisicao operadora X, segunda requisicao operadora
Y, terceira requisicao operadora X, e assim
sucessivamente, entao o q pode acontecer é o pacote
sair com o endereço IP da operadora X e ir pela rede
da operadora X e com o mac mas quando o pacote voltar
ele voltar pela operadora Y porq o roteamento em
camada 2 e igual para ambas operadoras não sei se
consegui ser claro, não costumo ser bom nisso, sei
disso porque coloquei um load balance para funcionar
com 3 links brasiltelecom, embratel e GVT numa mesma
placa e tive problemas depois de pesquisar e analisar
trafego que descobri isso, espero ter ajudado.

Atenciosamente.

--- Ricardo Barbosa <rcbfor at gmail.com> escreveu:

> [...]
>
>                  Estou implementando 2 links de 2
> Mega cada um em um cliente
> (provedor de acesso a internet) os 2 links chegam
> num roteador cisco 1720
> um em cada serial do cisco no mesmo ja configurei o
> rotemento por origem
> funcionando perfeitamente agora e que vem a bronca
> do cisco sai um cabo
> cross direto para o servidor linux e no interface de
> rede do servidor esta
> leventado os 2 ips um de cada link preciso fazer um
> load balance no linux
> para que ele jogue o trafeco entre os 2 ips na mesma

.___.
     /     \
    | O _ O |    kakaroto
    /  \_/  \    Slackware 11 Kernel 2.6.21.4/Microsoft Windows XPSP2
  .' /     \ `.  E-mail: spiderslack at yahoo.com.br
 / _|       |_ \ MSN: predacom at pop.com.br
(_/ |       | \_)Um computador é essencialmente um esquilo treinado:
    \       /    age por reflexo, corre sem pensar para a frente e
   __\_>-<_/__   para trás e guarda nozes até que algum outro estímulo
   ~;/     \;~   o leve a fazer alguma outra coisa.
                   Ted Nelson, evangelizador do hipertexto

http://br.mail.yahoo.com/