[GTER] BGP com a OI

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Tue Dec 9 22:20:29 -02 2008

Olá

--- "=?ISO-8859-1?Q?Alfredo_Dal=B4Ava?=" <alfredo.dalava at gmail.com> escreveu:
> Mas... a maioria dos provedores, como sao pequenos, nao tem trafego

Quanto tempo acha que levou para o PTT-Metro chegar ao tamanho (e
tráfego) que chegou? Todo mundo comecou pequeno, meu caro...

> para trocar entre si. So se for para trocar com Oi, Embratel, CTBC,
> Telefonica, Google, Globo, Akamai, etc....  por isso e' complicado
> um PTT regional, a menos que esse PTT seja conectado a um PTT-SP da
> vida, mas ele so vai buscar trafego, nao vai fornecer. Ainda assim,
> a concorrencia entre eles impede que haja uma negociacao. O ideal
> para dar certo, seria um orgao neutro como o Registro.BR criar o PTT
> e buscar a conexao com os provedores menores.

Nada impede você contratar trânsito com uma operadora que nunca chegaria
na sua porta para te atender, mas que vende dentro do PTT. Se você
estiver no PTT, já aumenta a oferta de trânsito e com isso cai o
preco (fora o que vier de peering, não só o google e akamai mais
 por ex. a locaweb e outros provedores de conteúdo razoáveis)

> So que isso diminui a demanda das operadoras, que para nao perderem o
> lucro, irao aumentar os precos... enquanto o custo reduziria com o PTT,
> o custo do transito iria aumentar, ou chegaria a um ponto que o PTT vai
> concorrer com o provedor de transito..... e' uma coisa realmente bem
> complicada.....

Enquanto não houver banda larga ofertada em regime público, as
operadoras vão dificultar o que puderem a vida dos provedores,
quer eles estarem em PTTs ou não. Com o regime privado eles só
vendem a quem querem e ao preco que querem, e é justamente por
isso que iniciativas como PTTs são importantes (para não dizer
indispensáveis)

[]s, !3runo Cabral