[GTER] Aterramento de equipamentos de rede

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Dec 4 11:55:42 -02 2008

On Thu, 4 Dec 2008, David Saes - Usina Colombo wrote:

> Gostaria de saber se eu poderia ter problemas caso o aterramento entre o
> modem e roteador fossem diferentes... Caso sim, como posso medi-los, e
> resolver o problema da diferença?

aterre o chassis de ambos SOMENTE SE o cabo que os liga não tenha
aterramento (shield) ligado dos dois lados. Normalmente o pino de shield
só deve ser ligado a um dos lados (verifique com um multímetro), caso
contrário você estará formando uma malha de terra. Por um motivo que
ficará óbvio no primeiro raio, todo o aterramento deve ter topologia de
árvore (i.e., sem circuitos).

Se o modem for alimentado por fonte com terra flutuante, que é o caso de
alguns no-breaks, ele pode ser aterrado pelo shield do cabo, ficando no
mesmo potencial do chassis do roteador, mas note, se o roteador for
alimentado pela mesma fonte, caimos no caso anterior e aí não deve haver
outro ponto comum entre ambos.

A propósito, não acredito que seus problemas estejam relacionados a
aterramento.