[GTER] Res: Peering EBT x GBLX

Joelson Vendramin jtvendramin at yahoo.com.br
Tue Dec 2 08:29:59 -02 2008

Marconi,

A confusão entre EBT e GBLX começou quando a Embratel comprou um link "full routing" da Globalcrossing lá nos EUA. Do ponto de vista do BGP, qualquer rede da Globalcrossing volta por lá porque o caminho (AS path) é sempre menor que qualquer outro caminho dentro do Brasil (passando pela Telefonica, por exemplo). Cabe lembrar que o ASN da GBLX é o mesmo aqui e lá fora.

Existem algumas formas de contornar esse problema com as políticas de BGP (algumas soluções não são nem um pouco elegantes!). Porém, vejo que a solução definitiva seria a EBT e a GBLX entrarem em um acordo na implementação de filtros desse link internacional. Ou ainda... Se a GBLX comprar outro link da EBT aqui no Brasil!!!

Sds,
--
Joelson